segunda-feira, 6 de abril de 2009

Treinamento Concorrente

Entende-se por treinamento concorrente a associação dos exercícios aeróbios (resistência) e exercícios de força muscular no mesmo programa de treinamento. Esse tipo de treinamento é empreendido por numerosos atletas em vários esportes para se conseguir as adaptações específicas de cada capacidade física em questão.
No caso dos esportes de resistência de longa duração, os atletas precisam mais do que aumentar a capacidade de trabalho, há uma necessidade de uma recrutamento muscular de força e potência aeróbia, habilidade necessária para subida, ataques e durantes os sprints finais (McCafferty & Horvath, 1977 apud Tanaka & Swensen, 1998).
Para a obtenção de melhores resultados, atletas desse tipo de esporte usam o método de treinamento intervalado de curta duração, porém alguns treinadores começaram a prescrever treinamento de força em conjunto com o treinamento intervalado, esse tipo de prescrição é baseado na capacidade de aumentar a força muscular específica e potência anaeróbia, possibilitando uma melhor performance (Daniels & Scardina, 1984 Apud Tanaka & Swensen, 1998).
O treinamento concorrente em relação ao treinamento de resistência isolado parece ser favorável na economia de movimentos, aumentos na performance, melhora da velocidade até a exaustão, porém, sem grandes modificações no VO2máx.


Gabriel Bastos Abreu

2 comentários:

  1. Esse é famoso "circuitão"? Séries de exercícios, eventualmente com sobrecarga de pesos, entremeadas com corridas? A gente costuma fazer pausa entre as séries lá na Trilopez, mas é possível/recomendável/utilizável a intercalação direta, corre-faz força-corre-faz força, sem intervalo de descanso entre os estímulos?

    Nishi

    ResponderExcluir